Por bons caminhos (espero)
É hoje que o Santo Padre inicia a sua visita à Turquia.
Ao longo dos últimos dias temos assistido a varias manifestações contra a presença de Bento XVI naquele país maioritariamente muçulmano. Apesar de o número ser claramente inferior ao milhão de muçulmanos que diziam conseguir juntar para protestar contra a presença do Papa, cerca de 20000 estiveram nas ruas. Pelos vistos continuam indignados com supostas declarações que lembro, foram completamente retiradas do contexto. Os fanatismos têm destas coisas.
O problema é que basta um radical fanático para que o caos se instale e o caminho do Santo Padre por terras turcas se torne de facto muito negro, a exemplo da foto apensa a este texto.
Esperemos que esta visita decorra dentro da normalidade e que o bom senso se sobreponha à irracionalidade. Para que se dê assim, mais um passo importante no dialogo inter religioso.
3 Comentários:
Eu só não acho que religião e racionalidade possam andar de mãos dadas... É que racionalidade e transcendente não são coisas que casem muito bem, mas tu explicar-me-ás, com a tua caridade cristã, que estou mal informado.
Caridade peço-te eu!
Em primeiro lugar estás a dizer o mesmo que eu. Dizes que religião e racionalidade não casam. Pois bem, o que eu digo é o mesmo. Formulo o desejo de que apesar da irracionalidade religiosa dos fanáticos muçulmanos, haja o bom senso de não se cometer nenhuma loucura.
De facto não se pode viver uma religião de forma racional ou calculista, se estamos a falar da forma como encaramos aquilo em que acreditamos. O que existe é fé ou algo transcendente se preferires.
O que eu peço à tua racionalidade de ateu, é que me consiga explicar onde é que eu tentei "casar" racionalidade e transcendente. É que não tenho fé suficiente para ver isso.
A não ser que consideres que todas as pessoas que têm algum tipo de fé, e sejam nesse aspecto pouco racionais, não sejam capazes de ter o bom senso de não matar alguém.
Parece que a viagem correu bem e que os objectivos foram alcançados. Ainda bem.
Parece também que o Zé ficou esclarecido. Ainda bem.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial