Homosapiêncial

Nós somos o que pensamos. Muito mais do que imaginamos. Muito mais do que supomos. Mais ainda do que sentimos...

2006/11/15

Uma lei a esfumar-se

O Ministro da Saúde, Correia de Campos veio hoje a publico informar que a proposta de lei anti tabaco não vai ser aprovada dentro do prazo previsto que seria no início de 2007.

Segundo o dito ministro, a tal proposta ainda tem de ser aprovada pelo conselho de ministros, entrar na Assembleia da Republica, ser discutida e aprovada na generalidade, baixar à respectiva comissão parlamentar, e voltar à discussão na especialidade. E só depois se chega à resolução final.

Mas descansem todos aqueles que sofrem com os fumos alheios em espaços públicos, porque este atraso parece ser uma táctica. Sim é isso… diz que é uma espécie de plano de antitabagismo.

Isto porque o Ministro que zela pela nossa saúde afirma categoricamente não estar nada apressado com a aprovação da lei. Segundo ele, quanto mais tempo passar mais as pessoas vão falar dessa lei e vão deixando de fumar, que é o que se pretende.

Penso que seria bom fazerem um exame à sanidade mental deste Sr. É que se ele acha que as coisas vão mudar por se falar no assunto, ou está a gozar com a nossa cara, ou então não tem os 5 litros bem medidos.

Resta dizer que li esta notícia hoje, num café, com os olhos a lacrimejar por causa do fumo de vários cigarros, intenso e asfixiante, que impregnava o ar.

Hummmmm….

Não sei, mas acho que as pessoas não vão deixar de fumar em locais públicos, assim tão facilmente.

Quanto ao Ministro, camisinha de forças com ele, que é o melhor.

12 Comentários:

Blogger Nuno Sal disse...

Para cúmulo, segundo o que li há uns tempos atrás, haverá um período de 4 anos durante o qual os estabelecimentos terão de decidir se querem ou não pôr a nova lei em prática.

Acho que nunca acontecerá. Vai cair no esquecimento porque os empresários querem é saber do pilim ao fim do dia.

Outra coisa curiosa nesta questão dos fumos públicos é a atitude das pessoas que fumam, quando estão a fumar.

Já repararam que parece que afastam o fumo do cigarro das suas caras? Até parece que esse fumo as incomoda...

15/11/06 01:34  
Anonymous Anónimo disse...

Temos um país de brandos costumes!!!! Por isso não vamos a lado nenhum!!!! Fumar é um direito e quem não fuma tem o dever de mamar com o fumo nogento dos fumadores que não gostam do seu próprio fumo!!! Por mim, os fumadores fumavam na rua... e mesmo aí não sei, porque certamente que deitariam as beatas para o chão!!! Quanto aos donos de cafés, retaurantes, etc... são uns pobres coitados que baixam as calcinhas para ganhar um cêntimo que seja!!!

Enfim.... É o povo que temos!!!

19/11/06 22:46  
Blogger João Pedro disse...

Gostava de saber se tivessem qualquer negócio no ramo Horeca se falavam assim!

20/11/06 15:50  
Blogger Nuno Sal disse...

Ramo Horeca!? Andamos a aprender palavras caras ;)

Mas agora que estás ligado ao ramo é normal.

Por acaso tenho a dizer-te que sempre achei que a ideia de um café para não fumadores era uma excelente ideia. Eu ia lá de certeza. E conheço muita gente que iria também. Olham se calhar até tu.

Espero ter respondido à tua pergunta, embora não a considere muito relevante para o assunto em questão.

21/11/06 03:56  
Blogger João Pedro disse...

A minha questão não é essa!

A minha questão tem a ver com o facto de que grande parte dos frequentadores de cafés são fumadores. E é muito complicado não os deixar fumar. Quem me dera que fosse proibido... mas é um facto que é complicado. Imagina o que era investires agora uma pipa de massa num bar e passar a ser proibido o fumo lá dentro. Perdias por hipótese a clientela. E depois como é que era? Quem é que pagava as obrigações que eu tinha assumido? Que culpa é que eu tinha que tivessem mudado as regras do jogo?

É só esta a minha questão. Ou seja: é um processo complicado e que não deve ser precipitado.

P.S. Horeca já faz, há muito, parte dos meus conhecimentos.

21/11/06 11:00  
Anonymous Anónimo disse...

A Irlanda deu o primeiro passo e os bares não fecharam! Aqueles que protestaram no início vêm agora dar razão publicamente!

Para mim a questão é apenas e só uma questão de respeito, coisa que 99,99% dos fumadores não tem! Admiro muito aqueles (0,01%) que gostam de fumar o seu cigarro, mas são os primeiros a não querer incomodar ninguém! É uma questão de bom senso e de saúde principalmente!!!

21/11/06 19:14  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Eu acho que devia haver cafés para fumadores e para não fumadores. Eu iria a estes, apesar do cheiro com que ficaria na roupa e do incómodo de levar com o fumo. É que, por norma, as pessoas mais interessantes fumam. É óbvio que há excepções, mas se pensarmos em grandes escritores, grandes músicos, grandes actores, grandes jornalistas, são todos fumadores.

22/11/06 17:04  
Anonymous Anónimo disse...

Desculpa Zé, mas discordo totalmente dessa opinião... Custa-me até a crer que acredites no que escreveste!!! Mas...

24/11/06 13:19  
Blogger Nuno Sal disse...

Tenho a dizer-te Zé, que por essa ordem d ideias, deixaste de ser uma pessoa interessante.

Isso não tem nada a ver.

24/11/06 15:08  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Todas as regras têm excepção, mas poucos são os grandes vultos da Cultura que não fumam. Mas é óbvio que há muitas pessoas que não fumam e que são interessantes.

24/11/06 17:37  
Blogger McBrain disse...

Zé, o Fernando Pessoa consumia ópio, e a sua qualidade literária nem merece discussão.
... e fiquemos por aqui...

Quanto aos coitados dos bares que deixam de ter clientela... proponho que esses mesmos bares descontem todos os anos uma fatia para pagar indemnizações a famílias de antigos fumadores passivos que morreram entretanto.

Tenho pena dessa gente que é uma coisa doida.

Para mim a analogia da cerveja é simples. Gosto muito de beber umas cervejolas de vez em quando, mas dá-me uma vontade de mijar tremenda. Decerto que os meus amigos não se importam que eu urine para cima de vós, pois não? Passado umas horas a roupita já está seca e quase que não cheira!

Pragmatismo precisa-se!

Note-se bem que quem quiser fumar pode continuar a fazê-lo. Não pode é fazê-lo prejudicando os outros!

25/11/06 16:44  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Eu acho que se devem criar espaços para fumadores, para não fumadores e mistos. Cada um vai onde quer. Não faz sentido é o proibicionismo.

25/11/06 17:10  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial