Homosapiêncial

Nós somos o que pensamos. Muito mais do que imaginamos. Muito mais do que supomos. Mais ainda do que sentimos...

2007/01/05

Esquerda…

A pedido dos partidos de esquerda, vemo-nos de novo envolvidos na discussão sobre a despenalização do aborto. Já assim tinha sido da primeira vez e logo após a derrota no último referendo, esses partidos vieram a publico exigir uma nova consulta popular. Passaram estes anos e a sua vontade foi de novo feita.

Mas importa pensar um pouco sobre algo que não ouço ninguém falar.

Desengane-se quem pensa que o grande objectivo destes partidos é a defesa das pobres e inocentes mulheres apanhadas nesta situação.

O que muitas pessoas não sabem, é que o grande objectivo destes partidos é o de levar a cabo uma verdadeira revolução de mentalidades. Para tal usam e defendem assuntos ditos “fracturantes” na nossa sociedade.

Muitos não sabem, mas o BE, é um partido revolucionário e não sou eu que o digo.

Tenho amigos que já estiveram em reuniões do BE e me contaram o que lá é dito e pensado.

Para estes “comunistas ortodoxos” a revolução é objectivo único. Mas nos dias de hoje, tinham de mascarar esse partido revolucionário de democrático. E é assim que lá vão fazendo a tal de revolução. Chocando a sociedade com assuntos que, pensam eles, levarão a uma mudança de mentalidade e à criação de um ambiente propício à implantação da sua ideologia.

Não digo que todos os que defendem o aborto se encontram neste barco. Claro que não. Mas são muitos os que trabalham, seja em partidos, seja em associações de cidadãos, que o fazem com o objectivo que atrás descrevi.

Serão muitos, aqueles que defendem a despenalização do aborto por uma questão de convicção. Mas como sabem, quem dita a agenda politica, não é o povo, não são essas pessoas que lutam por convicção. E como sabem também, foi a agenda politica que mais uma vez marcou este referendo.

Já muitas vezes ouvi representantes desses partidos dizerem que a despenalização não é a solução ideal. Todos são unânimes em dizer que a prevenção, é a solução. A aposta na formação sexual, a distribuição gratuita de métodos contraceptivos, o planeamento familiar, etc. O problema é que os de esquerda vão dizendo isso mas também, que enquanto não se resolve o problema, à que despenalizar.

Já estiveram no poder antes, hoje em dia ainda lá estão, os da oposição nada fazem para resolver este problema com outras soluções, porque o importante para eles é despenalizar o aborto.

É que assim estarão a dar mais um passo importante rumo à tão desejada (por eles) revolução.

15 Comentários:

Blogger José Carlos Gomes disse...

Como te enganas ou tentas enganar os outros: A Esquerda aprovou a despenalização do aborto na Assembleia da República, mas a Direita, para que a lei não entrasse em vigor, exigiu um referendo. E o beato Guterres concedeu-o. Com os resultados que se sabe. A Esquerda consciente - exclui-se apenas o PCP, que queria aprovar de novo no Parlamento sem novo referendo -, apesar de o referendo anterior não ter sido vinculativo, decidiu que nova decisão, só com referendo. Muito democrática é a Esquerda, que respeitou um referendo não vinculativo. Quero ver o que dirá a Direita se o Sim ganhar sem terem votado 50% dos eleitores inscritos...

"Não digo que todos os que defendem o aborto se encontram neste barco". Já viste alguém a defender o aborto? Ou vês a defender a despenalização?

Quanto a agendas escondidas... Por que não dizem os defensores do Não que o seu único problema é religioso e que com a atitude que tomam querem apenas impor a sua visão religiosa a toda a sociedade? É que os defensores do Não têm uma coisa em comum, senão todos a grande maioria: são contra a despenalização do aborto porque entendem que é Deus que decide juntar dado espermatozóide com determinado óvulo e que o que Deus decide não pode o Homem contrariar. A questão é só essa. É de mentalidade, sim. Mas dos dois lados. Vocês entendem que a vida de cada um, incluindo aquela que poderá brotar se não for interrompida a tempo, pertence a Deus. E não admitem que um Estado laico permita que quem pensa de forma diferente possa agir diferentemente, de acordo com a sua consciência.

5/1/07 23:32  
Blogger José Carlos Gomes disse...

E essa dos amigos teus que já participaram em reuniões do BE e que contam histórias está mal contada. Pelo menos, se é a mim que te referes. O que eu tenho dito é que a revolução hoje não é de pegar em armas e destituir governos pela força. É de mentalidades. E acrescento que o BE faz isso melhor do que qualquer outro partido de Esquerda. daí a dizeres que eu te contei o que se passa nas reuniões... E daí a concluires qual o interesse da Esquerda na despenalização do aborto vão passos muito grandes... Maiores do que as tuas pernas. Cuidado não tropeces e não te estateles (metaforicamente, não te rasteiro porque defendo a revolução de mentalidadese não armada).

5/1/07 23:35  
Blogger Nuno Sal disse...

Já não sei quem se engana ou tenta enganar...

Como poderás comprovar, eu não disse que a esquerda promoveu os DOIS referendos sobre o aborto.

"A pedido dos partidos de esquerda, vemo-nos de novo envolvidos na discussão sobre a despenalização do aborto."

A referencia é à discussão, seja na Assembleia ou nos referendos.
E como tu acabas por dizer, a discussão deste assunto partiu das duas vezes da esquerda. Espero ter esclarecido.

Quanto ao respeito ao referendo não vinculativo, lembro-me da noite referendária e das entrevistas que se seguiram. Respeito não houve. Houve sim, tempo que passou até aos dias de hoje. De facto, o referendo segundo a lei, não foi vinculativo.

No meu caso, fico a aguardar para ver o que dirá a esquerda se o Sim ganhar sem terem votado 50% dos eleitores inscritos...
Dá para os dois lados esta tua preocupação.

De facto (e apenas neste ponto :p) tens razão ao corrigir-me. Queria falar daqueles que defendem a despenalização e não o aborto. Foi uma questão de português.

A minha posição em relação ao aborto é também baseada na minha religião. Mas não só.

Tem também a ver com a minha maneira de ver o problema e como acho deveria ser resolvido, e principalmente com o meu conceito de principio de vida, do ponto de vista biológico.

Não sei de que defensores do Não tu te referes, mas acho redutor dizeres que defendem o Não por acreditarem em Deus. Já muitas vezes te disse, que de religião não entendes nada. Não é uma ofensa, é a constatação de um facto. Criticar o que não se conhece ou se tem uma visão redutora, vale pouco.

Por último, e por uma questão de amizade, não vou confirmar nem desmentir se foste ou não tu que me contaste o que se passava nas reuniões do BE. Apenas digo que não esqueci o que me foi contado certo dia no Central, sobre as reuniões do BE.

Se quiseres, podes dizer aqui que é mentira que o BE defende a revolução em intervenções inflamadas, durante as suas reuniões. Se o fizeres, saberei que estás a mentir.

Penso não ser segredo que já estiveste em algumas reuniões do BE. Já agora esclarece aí se o que eu disse é ou não verdade.

6/1/07 07:09  
Blogger Nuno Sal disse...

Procurando ser imparcial (até certo ponto) desde já informo que o próximo texto irá ter como título: ...Direita...

Porque neste assunto não tem sido só a esquerda partidária a falhar.

6/1/07 07:14  
Blogger José Carlos Gomes disse...

De facto, não deves estar a referir-te a mim quando falas nas reuniões do BE e nas

«BE defende a revolução em intervenções inflamadas». Nas reuniões dos partidos, cada interveniente é livre de defender o que bem entender. É natural que haja elementos do BE que defendam a revolução armada, da mesma forma que há membros do PSD e do CDS que defendem o salazarismo. Agora que os partidos enquanto tal o defendam é algo distinto.

Mas esta posta e estes comentários e, temo, as tuas postas seguintes só servem para distrair. O que está em causa é a despenalização do aborto e nada mais.

Portanto, discuta-se o que está em cima da mesa: deve ser julgada e eventualmente condenada uma mulher que faça um aborto até às 10 semanas de gravidez? É só isto que está em causa. Tudo o resto é ruído para distrair do essencial. Porque a lei já aprovada na Assembleia da República e à espera do referendo para ser publicada não faz juízos de valor. Não diz que abortar é bom ou mau. Diz apenas que quem o faz, dentro de determinadas regras (ou seja, não há liberalização) deve deixar de ser sujeita a um processo-crime. Apenas isto. Tudo o resto tem a ver com as convicções de cada um: políticas, religiosas, coisas comezinhas, etc. Mas isso não interessa, porque a lei, repito, não faz juízos de valor.

6/1/07 09:33  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Só te falta dizer que eu te conto a estratégia secreta do BE para tomar o poder de espingardas de plástico na mão... :)

6/1/07 09:37  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Já que eu não percebo nada de religião, ajuda-me e explica-me algumas coisas. Acabo de ler no jornal que a peregrinação mensal de Janeiro a Fátima tem como lema "Acolher a vida como um dom de Deus".

Explica-me se isto não é, por outras palavras, aquilo que eu disse acerca da motivação fundamental do Não. Pode é não ser esta a motivação fundamental, mas tu explicar-me-ás qual é essa. Pelo menos a tua.

6/1/07 10:36  
Blogger Nuno Sal disse...

1º- Menbros do PSD e CDS que defendem o Salazarismo!!! O vinho que bebeste deve ser mesmo muito bom.

2º- É louvável que admitas que esta posta e estes comentários só servem para distrair. Deves estar a falar da posta que estavas a escrever.

3º- Pareces um politico... a pergunta era simples e directa. A resposta foi o que foi. Acho que estou esclarecido. Assim como quem ler isto.

4º- Como não houve desmentido, nem poderia haver, a grande conclusão que tiro é de que de facto o BE pretende levar a cabo uma revolução de mentalidades, chocando com assuntos fracturantes e sendo esse o seu objectivo, fico com a sensação que afinal as pobres mulheres não são assim tão importantes para eles. São mais um meio para atingir um fim.

5º- Não sei porquê que a esquerda quer reduzir um assunto tão complexo, a uma simples pergunta, sem discutir tudo o que está por trás. Terão medo de o fazer?

6º- Centremo-nos de facto noutras questões. Há ainda muito para falar e tempo existe. Esta foi uma questão introdutória, mas que entendo ser importante.

7º- Pasma-te!!! A Igreja Católica defende a vida!!! dahhh :)

8º- Daí a ser a motivação fundamental do Não...
Fico impressionado com a tua capacidade de adivinhar as motivações alheias... Tens alguma bolinha de cristal?!

6/1/07 14:52  
Blogger José Carlos Gomes disse...

A tua reacção é esclarecedora. Falaste em perguntas directas sem resposta? terá sido o teu subconsciente a passar à escrita aquilo que tu farias no teu comentário?

A Esquerda não quer reduzir nada a coisa nenhuma. A Esquerda quer que se discuta aquilo que está em discussão:

Concorda com a despenalização da interrupção voluntária da gravidez, quando praticada a pedido da mulher durante as primeiras dez semanas de gravidez em estabelecimento de saúde legalmente autorizado? (mais palavra menos palavra é esta a pergunta do referendo)

Não conseguirás perceber que os juízos de valor de cada um ficam com cada qual? Trata-se de uma questão jurídico-política. A vertente moral que tentas introduzir no debate não vai a referendo.

PS: Dizes que a Direita é a favor da vida. Esclarece se pensas que a Esquerda é a favor da morte. Já agoraa, que direita é que é a favor da vida? Aquela que apoiou a invasão do Iraque e que, indirectamente, permitiu o espectáculo mórbido de um chefe de Estado deposto ser enforcado para gáudio dos carniceiros que o fizeram e que, desse modo, se tornaram tão carniceiros como esse chefe de Estado?

6/1/07 16:01  
Blogger Nuno Sal disse...

Ai!!! Que confusão vai na tua cabeça. Às vezes pergunto-me se lês o mesmo que eu. O que eu disse é que a Igreja Católica defende a vida.

A não ser que aches que todas as pessoas de direita, são católicas...

Incoerências existem em todos os lados. Se há pessoas que são contra o aborto, por entenderem que se trata de uma vida que é interrompida e que são a favor da guerra ou da pena de morte, então não são coerentes.

Posso apenas falar por mim e não pelos outros. Ao contrário de ti não tenho dons adivinhatórios.

Ja respondi a essa questão, no teu ou no blog do João. Claro que sou contra a pena de morte, aplicada seja a quem for.

Se a esquerda é a favor da morte, não sei. Sei que não considera um ser vivo, em formação, como sendo algo que merece ser defendido.

A minha posição não deriva da moral, ou da fé ou seja lá do que tu julgas que possa derivar.

Deriva do facto de achar injusto considerar os direitos da mãe e não considerar os direitos de um ser que só precisa que o deixem crescer e desenvolver-se para ser igual a ti ou a mim ou a outra pessoa qualquer.

Da mesma forma que tens a liberdade de achar que uma mãe não deve ser punida por practicar um aborto, eu tenho igual liberdade de defender os direitos de um ser que considero vivo. Despenalizar o aborto é fazer valer os direitos da mulher, sobre os do feto.

Discordo totalmente com isso.

Tens de respeitar isso e deixar de tecer considerações sobre motivações ou seja lá o que for.

6/1/07 19:44  
Blogger Miguel... disse...

Acho que o problema é que hoje em dia ser revolucionário passou a ser "mainstream"...
Somos todos a favor do aborto, os que não são são fascistas retrogrados.
Somos todos a favor de apoios governamentais a tudo e mais alguma coisa, os que não são são porcos capitalistas´.
Somos todos contra Israel e Bush se não o somos, somos o Anticristo...
A politica hoje em dia é fashion... Eu ando com uma T-Shirt Che Guevara e voto sim ao aborto ou sim a despenalização das drogas leves e sou anti-Bush... mas porque? alguem sabe porquê? Ter uma opinião muito bem mas atacar a opiniao dos outros com o rotulo de retrogrado ou fascista não me parece muito acertado! Concordo plenamente com a opinião do Nuno Sal e devo dizer que de certeza que nao leste bem o que ele escreveu!

7/1/07 23:21  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Li este comentário do Miguel e fiquei deveras preocupado: será que fui também eu vítima de algo que sempre me incomodou nos outros, a iliteracia? É que não sei onde está escrito que ser contra a despenalização do aborto é ser fascista. Eu nunca escrevi isso... ou terei escrito sem saber? Ou sou iliterado e também eu não consigo assimilar aquilo que os outros escrevem e por isso não percebi o que o Miguel quis dizer?

8/1/07 09:14  
Blogger João Pedro disse...

Tenho pena de não poder ler isto tudo. Mais tarde prometo que leio. Todos os de direita são católicos, são fascistas e são contra o referendo por que Deus assim manda. Mais nada. Vivemos num estado laico por isso nem vos deviamos ligar. E isto era para ser resolvido no parlamento. Para isso é que eles lá estão.

8/1/07 09:36  
Blogger Nuno Sal disse...

João Pedro... sem comentários.

Há coisas que, de tão descabidas que são, merecem ser ignoradas.

8/1/07 13:15  
Anonymous Anónimo disse...

O JP deu a facada final!!! Quem escreve assim, não foi abortado!!! Ainda bem, digo eu...
Abraço...

8/1/07 14:04  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial