Homosapiêncial

Nós somos o que pensamos. Muito mais do que imaginamos. Muito mais do que supomos. Mais ainda do que sentimos...

2007/05/23

Médicos de merda

Tenho a secreta esperança que um dia alguém procure no Google o nome do Dr. CARLOS ALVARENGA e venha ter a este blog.

Ainda não tinha escrito nada sobre a vitória do Porto no Campeonato Nacional, porque tenho estado de cama, com uma valente gripe.

Como estava mesmo de rastos, logo no primeiro dia decidi deslocar-me ao posto médico para ser visto por um profissional de saúde.

Fui atendido pelo Dr. CARLOS ALVARENGA, que facilmente me diagnosticou uma gripe. Como tal, receitou-me dois medicamentos que disse serem os indicados para esta situação, a saber, o Rinialer e o Tenalgin.

Feito parvo e a acreditar eu aquilo me ia fazer bem, lá fui comprar os referidos medicamentos e comecei a tomá-los. Nessa noite, estive de rastos, no dia seguinte estava cada vez pior. A temperatura em vez de baixar, continuava a subir. Decidi então ler o folheto dos referidos medicamentos. Para não me alongar mais, vou transcrever na integra as indicações terapêuticas de cada um:

Rinialer – “alivia os sintomas da rinite alérgica, tanto sazonal como perene. Estes sintomas são: espirros, rinorreia, lacrimejo, ardência dos olhos, nariz e garganta.”

Tenalgin – “indicado no tratamento de: Artrite reumatóide, osteoartrite, espondilite anquilosante, artrite gotosa, distúrbios músculo-esqueléticos, tais como tendinites, lombalgias, bursites, periartrites do ombro e da anca e poliartrites.”


Resumindo, o Dr. CARLOS ALVARENGA receitou-me dois medicamentos para aliviar os SINTOMAS da gripe, tais como congestionamento nasal ou ardência da garganta ou as dores no corpo e não me receitou NADA para tratar a causa desses sintomas.

Ao contrário do Dr. CARLOS ALVARENGA, eu não tirei nenhum curso de medicina mas penso que em casos de gripe, as dores no corpo se devem à temperatura, daí ser necessário receitar um antipirético para combater a temperatura e a inflamação. Ora uma leitura cuidada das indicações terapêuticas que transcrevi, revelará que nenhum destes medicamentos tem essa função.

Por isso a temperatura não baixava… por isso me continuava a doer o corpo, com excepção das horas a seguir a tomar o comprimido para as dores.

Estamos entregues à bicharada e o Dr. CARLOS ALVARENGA enquadra-se perfeitamente nessa categoria. Ainda estou a pensar no que irei fazer em relação a esta situação. Pode ser que o Dr. CARLOS ALVARENGA volte a ouvir falar de mim…

Quanto à gripe, fiz o que devia ter feito de início… auto mediquei-me.

Estou desde ontem a tomar Ilvico Antigripal, e hoje já estou bem melhor.

Obrigado por nada Dr. CARLOS ALVARENGA. Bem-haja.

Asno.

14 Comentários:

Blogger D. disse...

a que centro de saúde foste caramba? tenho a dizer-te que o médico estava bêbado ou estava a gozar contigo...
quanto à gripe, normalmente tomam-se anti-bióticos para ajudar os glóbulos brancos a combater as bactérias, com consequente abaixamento da febre... mas acho que esses medicamentos foram de facto muito genialmente recomendados... loooool

23/5/07 21:39  
Blogger raquelvilas disse...

Será que foste à USF de São João de Sobrado pertencente ao Centro de Saúde de Valongo?!

Um homem alto, calmeirão, simplório, cabelos brancos, olhos claros, vozeirão e olhar atento!! E tem ar de quem curte umas patuscadas...

O Dr. Carlos Alvarenga é um homem com alguma bagagem. Acontece que esse senhor, faz parte da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, e é um dos médicos com os quais me reuno frequentemente e mantenho contacto via email, por razões profissionais, claro está! O homem é verdadeiramente uma moca!! Aliás, é dos únicos médicos com quem curto falar, até porque é dos únicos que percebe para que raio serve um computador e sabe o que quer que as aplicações façam!! O gajo até manja de Bases de Dados!! É genial!! É um espectáculo, e um grande brincalhão!!

O homem percebe da poda!

Ehehehe!! E é um homem cheio de piada! Essa cena foi uma graçola que fez contigo!! Lol!!

23/5/07 22:16  
Blogger José Carlos Gomes disse...

O Dr. Alvarenga é mas é um freudiano... Freud explica!

23/5/07 23:19  
Blogger Nuno Sal disse...

Fui ao Centro de Saúde desta bela localidade que é Ermesinde.

Então deve ser isso... foi uma graçola do gajo.

Raquel, por acaso não me arranjas a morada do dito Doutor? :)

Eu não percebo nada disto, mas sinceramente acho que fui muito mal medicado e pondero mesmo apresentar uma reclamação no Centro de Saúde.

24/5/07 00:10  
Blogger Nuno Sal disse...

Se esse senhor faz parte da Missão para os Cuidados de Saúde Primários, então estamos todos condenados...

24/5/07 00:12  
Blogger raquelvilas disse...

Eu não percebo nada de medicina!

Não sei se foste bem ou mal medicado. Mas sei que o gajo sabe muito bem do que fala e apresenta uma postura de homem preocupado com as condições de saúde da populaçãoe bate-se pela melhoria dos serviços de saúde.

A morada dele não sei... lol!

24/5/07 10:35  
Blogger João Pedro disse...

Não deve ser o mesmo médico pois acho que não pode estar em dois centros de saúde diferentes. Mas não tenho a certeza.

Quanto aos antibióticos acho que só se tomam quando há infecções tipo garganta. Para a gripe não. A gripe não tem bactérias Daniela. Tem é virus e daí ser dificil tratar. Não se tratam gripes. Tratam-se é sintomas de gripe. Para a febre tinha era de tomar ben-u-run.

A cena da rinite... é freudiana claro.

Mas eu não percebo nada disso. Aliás já por não confiar nos médicos dos centros de saúde é que nunca fui a nenhum. Aliás, lá só fui apanhar vacinas.

24/5/07 16:43  
Blogger Paula Lopes disse...

Tu vais cá com um lanço para escrever no livro reclamações:-) só custou a 1ª vez!
Pensa bem antes de escreveres no livro porque nunca se sabe se tens de ir lá tomar umas vacinas...ainda usam daquelas espingardas para tranquilizar elefantes

Paula

24/5/07 17:41  
Blogger Nuno Sal disse...

:)

Pois mas tem de ser assim.

Um dos problemas deste país é o facto das pessoas serem mal atendidas, seja onde for, e não reclamarem.

25/5/07 15:17  
Anonymous Anónimo disse...

Não fiquei assim tão admirada....
Uma vez fui ao mesmo Centro de Saúde com a minha mãe, também com uma gripe e muita tosse e quando cheguei a casa com o saquinho dos remédios é que reparei que o xarope que a médica tinha receitado tinhs açucar e depois de ter dito à dita senhora que a minha mãe tinha diabetes!
Látive que ir à farmácia novamente escolher um xarope adequado.
Agora imaginem que a minha mãe tinha ido sózinha e não reparava que o xarpe tinha açucar.
A tal senhora, que já nem devia exercer medicina, pois pelo que me contaram posteriormente está emocionalmente perturbada por ter tido graves problemas pessoais, lá continua a dar consultas e a fazer sabe-se lá que erros ...

2/1/08 23:43  
Anonymous Anónimo disse...

Atenção que o Dr Carlos Alvarenga é do melhor que há nos Centros de Saúde.
Só quem o conhece mal poderá falar assim dele. Erros todos cometemos, apesar de não me parecer que no caso em apreço tenha errado.
Foi com muita pena que o vi sair do Centro de Saúde de Alfena.
Não conheci médico mais dedicado.
Cumprimentos para ele

25/1/08 10:13  
Anonymous Anónimo disse...

es mesmo burro pa, claro tambem nao es medico......o medicamento p as artrites tambem baixa a febre, o da rinite é iondicado pq na gripe ha uma componente alergica q se trata assim c antialergicos (rinorreia, irritação ocular, garganta, esopirros.-....td cs q sao sintomas na gripe tambem...!) e tratar a causa da gripe - um virus - nao da, os antibioticos so matam bacterias e nao virus e os antiviricos q existem sao p situaçaoes mto especificas e nao p gripes q passam em alguns dias, é preciso é ter paciencia e aguentar, tds ficamos doentes as x e nao é nada do outro mundo ter uma gripe.....
nao tavas mal medicado e vai chamar medicos de merda a outros, nao q conheça esse tal medico, mas sou medica e apesar de haver bons e maus profissionais em tds as profissoes, pelo menos informa-te melhor antes de julgar erradamente os outros e ainda p cima de uma area q nao dve ser a tua.....

29/7/11 12:14  
Anonymous Anónimo disse...

ainda não entendi porque não se fecham as escolas médicas já que os portugueses se enquadram no ditado: " de médico e de louco todos temos um pouco"....6 anos na Faculdade? basta ler a bula os medicamentos para se ser médico|||| Não é Sinhó Dotô????

9/4/13 12:54  
Anonymous Henrique disse...

Desde já esclareço que não sou médico, não conheço o Dr. Carlos Alvarenga pelo simples facto que vivo em Lisboa. Mas uma coisa é certa, não sou parvo e felizmente ou infelizmente a minha experiencia com atos médicos quer a nível de Centro de Saúde quer a nível Hospitalar tem me mostrado que, como tudo na vida, há que obter uma segunda opinião nem que seja para fundamentar os comentários menos gentis sobre a pessoa visada. Costumo dizer que a seguir ao Cão o Google é o nosso "melhor amigo". Não me tenho dado mal com esta filosofia. Em resumo: Na minha modesta opinião, foi até muito bem medicado. A preocupação principal do homem foi antecipar as complicações que se podem manifestar num quadro gripal. Febre... Para isso basta qualquer Aspirina, Paracetamol, Ibuprofeno, Caldo de Galinha, Receita da Avó, etc. Ninguém se cura duma gripe dum dia para o outro, porque senão não era gripe mas tão somente uma simples constipação.

17/10/13 15:11  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial