Dia da Mulher
Sempre me interroguei sobre o porquê de um dia dedicado às mulheres. Não entendo, porque para mim elas sempre foram iguais e sempre as tratei com igualdade.
No entanto sei que essa não é a regra neste nosso Mundo. Existem ainda muitas discriminações em relação às mulheres e por isso, se calhar sempre se justifica que exista um dia dedicado a elas.
Eu é que sempre discordei um pouco deste dia. Parece que estamos a falar de seres humanos diminutos ou de segunda categoria e que por causa disso têm um dia só para eles. Não existe um dia internacional dos homens, por isso para quê um dia dedicado às mulheres? Serão elas menos do que os homens? Penso que não. Mas pronto, o dia existe, temos de conviver com ele.
Andei a pesquisar sobre o porquê da escolha deste dia e encontrei a seguinte informação:
Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, deflagrou um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher".
A todas as mulheres, aqui fica um desejo. Que possamos respeitar sempre todos os seres humanos, independentemente do seu sexo ou qualquer outra diferença.
0 Comentários:
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial