Homosapiêncial

Nós somos o que pensamos. Muito mais do que imaginamos. Muito mais do que supomos. Mais ainda do que sentimos...

2007/01/24

Referendo

É-se mais humano às 10 semanas e 1 dia do que às 10 semanas?

Sim___

Não___

11 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

Vejam este link: http://www.youtube.com/watch?v=AfrMHnT3jKE

Já sei que os intelectuais de esquerda vão já protestar contra o homem....

Assim Não!

24/1/07 18:00  
Blogger João Pedro disse...

Em resposta a esta pergunta, vou usar um pequeno texto de um senhor que eu muito estimo. O sr. Daniel Oliveira. Ele disse o que se segue, e que eu concordo em absoluto:

"Porquê 10 semanas? Porque votamos aos 18 e não aos 17 ou aos 19? Porque só podemos ir a 120Km/h e não a 110 ou a 130? Por uma questão de bom-senso. Tem de ser o tempo suficiente para que a mulher possa saber que está grávida e tome a decisão de interromper ou não a gravidez de forma segura. Assim como também tem de reunir consenso entre o maior número de pessoas. Pela experiência noutros países, as mulheres passarão a abortar mais cedo porque estando dentro da lei farão gratuitamente e em condições seguras."

24/1/07 23:00  
Blogger Nuno Sal disse...

Permite-me discordar mas essa não é resposta à pergunta que fiz.

Se a pergunta fosse sobre o porquê da despenalização ser feita às dez semanas e não às dez semanas e um dia, então essa resposta seria aceitável.

Neste caso, a pergunta que fiz vai no sentido de tentar perceber o porquê do feto só ser considerado nesta equação a partir das dez semanas e um dia e não até às dez semanas.

Na resposta de Daniel Oliveira, é considerado o tempo necessário para a mulher decidir. Não há uma palavra em relação ao feto. Logo não entendo como podes usar este texto como resposta a esta pergunta.

Quanto a consenso, não entendo que consenso se queira atingir. Os defensores do Não, não consideram obviamente consensual as dez semanas e até em relação aos defensores do Sim, nem todos concordam com o limite das dez semanas. Segundo palavras tuas, muitos defendem que não houvesse limite.

Aliás, não entendo como podes concordar com esse limite, quando ainda à uns dias atrás dizias que enquanto o embrião estivesse dentro da barriga da mãe, ela deveria puder abortar.

Agora dizes concordar em absoluto com o limite de dez semanas. Fico confundido.

Se de facto a tua posição é a de a mulher puder abortar quando quiser, em consciência não deverias defender esta proposta de alteração de lei.

Ela não reflete a tua posição.

25/1/07 21:35  
Blogger João Pedro disse...

Eu penso que respondi. Mas vou tentar de novo. Acontece que como em todo o lado, tem que haver cedências. Não será sensato se calhar abortar com muito mais de 10 semanas, até porque a maioria das pessoas acharia isso bastante errado. Então arranjou-se um prazo minimamente aceitável. Mais nada. Agora isso das 10 semanas e 1 dia é demagogia barata até porque digo-te desde já que há várias maneiras de calcular o tempo de gravidez e por isso essa questão de dias não se põe.

26/1/07 11:16  
Blogger Nuno Sal disse...

Estás então a dizer que se calhar não será sensato aquilo que defendias à dias atrás. Ok!!!

Eu continuo a dizer que isso responde à pergunta referente ao que a maioria das pessoas acham e continua a não responder à questão do feto.

Sendo assim estás a dizer que o feto não tem qualquer relevância e este prazo tem em conta o tal bom-senso da sociedade e nada mais.

Onde já vai o argumento de que o feto só passava a ser considerado um ser humano a partir do momento em que o sistema nervoso central se formava...

Não preciso de saber calcular o tempo de gestação. Isso para mim é irrelevante.

Por fim, deixo ficar uma questão. Sabes-me dizer porque a maioria das pessoas acharia bastante errado se o aborto fosse feito com muito mais de dez semanas?

26/1/07 13:11  
Blogger João Pedro disse...

Não será sensato... mas eu tou a borrifar-me para isso.

"Sendo assim estás a dizer que o feto não tem qualquer relevância e este prazo tem em conta o tal bom-senso da sociedade e nada mais." Sim, é isso que estou a dizer e já o disse atrás há muito tempo... não puxes sempre os mesmos assuntos.

"Não preciso de saber calcular o tempo de gestação. Isso para mim é irrelevante.
Por fim, deixo ficar uma questão. Sabes-me dizer porque a maioria das pessoas acharia bastante errado se o aborto fosse feito com muito mais de dez semanas?" Porque é que dizes que é irrelevante se tás sempre a falar no 10 semanas + 1 dia???? E não te faças de neca. Pq é que achas? Não te parece que é por causa do feto já ficar com aspecto de bebe???????

26/1/07 15:11  
Blogger Nuno Sal disse...

Para mim é irrelevante porque não preciso de saber contar dias para definir se um embrião é ou não um ser humano em formação. Não preciso de saber isso porque para mim é ser humano em formação a partir da fecundação. Espero que tenhas entendido o que é irrelevante para mim, neste texto.

Pois é, o feto fica com aspecto de bebé e se calhar já parece mal matá-lo.

Antes, não tem valor nenhum. Ou não pesa tanto na consciência de certas pessoas.

Longe da vista, longe do coração.

Ora é exactamente com isso que não posso pactuar.

26/1/07 20:28  
Blogger João Pedro disse...

Se para ti é irrelevante, porque é que andas sempre a bater na mesma tecla? É um bocado ridiculo. Para isso não tinhas posto este post.

26/1/07 21:01  
Blogger Nuno Sal disse...

Ridículo é ainda não teres percebido que tento entender o porquê dos defensores do Sim, serem a favor da despenalização até às dez semanas e não até um periodo de gestação superior.

Ao dizer que os defensores do Sim defendem a despenalização até às dez semanas, não estou a falar de todos.

Existem aqueles que vão votar porque entendem que as mulheres não devem ser presas (não sei se alguma já foi) e porque acham que elas devem puder optar quando quiserem, mas esquecem que ao votar Sim neste referendo, com a proposta que ESTE referendo contem, estão a concordar em mandar na mesma mulheres para a cadeia. Basta para isso que façam um aborto às dez semanas e um dia.

Resumindo, este referendo não reflecte aquilo que esses defensores do Sim pretendem, mas mesmo assim votam no Sim. Que bela coerência.

Não sei se conheces alguém nesta situação?

Eu conheço...

27/1/07 01:50  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Mas se não entendes é problema teu. Já te foi explicado várias vezes: estabelecer um prazo é assumir uma posição de compromisso, permitindo estabelecer um prazo razoável para a mulher ter tempo de decidir, para dar tempo de executar o aborto entre a decisão e o prazo legal a estabelecer e, ao mesmo tempo para não criar um prazo demasiado dilatado, que poria em risco a saúde da mãe e que chocaria ainda mais a sensibilidade de algumas pessoas.

Ou seja, os defensores do Sim, aceitam soluções de compromisso, como este prazo. Os do Não, só admitem a sua posição e querem impô-la a toda a sociedade. Sem compromissos.

27/1/07 12:45  
Blogger Nuno Sal disse...

Fico com a sensação que por vezes, ao falares de outros, estás a falar de ti próprio.

Curioso...

28/1/07 14:49  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial