Homosapiêncial

Nós somos o que pensamos. Muito mais do que imaginamos. Muito mais do que supomos. Mais ainda do que sentimos...

2007/03/28

Salazarismos

Tenho andado um pouco desligado do que se passa no nosso país, ao ponto de só hoje ter ficado a saber que Salazar ganhou aquele programa da RTP, que se propunha eleger o maior português de todos os tempos.

Fiquei um pouco indignado com tal situação, mas o que mais me chocou foi o que aconteceu a seguir a ter feito tal descoberta. Estava no emprego a conversar com um colega sobre o resultado do programa de Maria Elisa e passa por nós um motorista de um camião cisterna, a pé.

Ao ouvir a nossa conversa, sem mais nada, saca da carteira e tira de lá uma foto de… Salazar!!!

Fiquei perplexo a olhar para o homem.

Há uns tempos contaram-me que um indivíduo já tinha, pela segunda vez, exposto uma foto de Salazar numa mesa de voto, enquanto exercia o direito que o tal adorado Salazar nunca lhe deu. Achei que o gajo era parvo, mas depreendi que devia ter levado a foto de propósito para aquela ocasião. Mas se calhar estava enganado.

Se calhar também esse indivíduo anda todos os dias com a foto de Salazar na carteira!!!

E quantos mais andarão? Se calhar cruzo-me diariamente com adoradores secretos de Salazar e não sei disso.

Em primeiro lugar, nem quero comentar o que leva um homem a andar com uma foto de outro homem na carteira. A não ser que fosse a foto de um filho ou do pai, fico um pouco de pé atrás em relação a este comportamento.

Nos tempos de Salazar, certamente que este comportamento desviante, seria severamente repreendido.

Mas dou também por mim a pensar, em que raio de país é que nós estamos, onde um ditador continua a ser desejado, tantos anos após a liberdade ter chegado.

Penso e fico preocupado

16 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

"Mas dou também por mim a pensar, em que raio de país é que nós estamos, onde um ditador continua a ser desejado, tantos anos após a liberdade ter chegado."

Caro Amigo,
penso que não há razões para alarme! Esta votação expressa certamente que o povo tem saudades das coisas boas que existiam antes do 25 de Abril (Segurança, Respeito, Zelo pelo bem público, etc) Não creio que o povo queira um ditador, mas sim políticos de jeito que sejam capazes de dar condições de segurança às pessoas.

Apenas vejo um perigo nesta votação: o ressurgimento das forças de extrema direita com ideias racistas e segregadoras! Cabe-nos a nós não lhes dar força!

29/3/07 13:53  
Anonymous Anónimo disse...

Claramente de acordo com tudo o que foi dito aqui em cima pelo Sr. Fausto.

Acrescentaria ainda outra coisa: as condições de vida. Apesar de tudo, o custo de vida antes do 25 de Abril era bem menor para muitas famílias do que aquilo que é hoje. As pessoas têm saudades disso. Esquecem-se é de coisas importantes como a liberdade expressão, a igualdade de direitos, o direito ao voto, entre outras coisas importantes.
Em suma, escolhem o caminho mais fácil. Ao invés de tentarem pensar/lutar por encontrar soluções, não. Preferem voltar atrás: "Mal a mal, que volte um Salazar!".
É o país de preguicite que temos.

Um abraço!

P.S.: Parabéns pelo teu blog. Tenho vindo a acompanhá-lo e acho bastante interessante aquilo que escreves. Cumprimentos!


Pedro

29/3/07 21:56  
Blogger João Pedro disse...

Coisas boas que existiam antes do 25 de Abril? Coisas tipo o que? Censura, tortura, guerra do ultramar, fome, analfabetismo, miséria, ditadura? Ah... sendo assim ok, não mexas mais!

30/3/07 09:43  
Blogger Nuno Sal disse...

Esta situação preocupa-me exactamente por ser um sinal do estado em que estamos.

João, tal como em tudo na vida, tudo tem coisas boas e coisas más.

O que aqui foi dito, pode nem ser o que o Fausto e o Pedro pensam, mas é claramente o que uma grande parte dos portugueses pensa. Nada mais.

P.S. Pedro, obrigado pelas visitas e pelas palavras.

30/3/07 21:10  
Blogger João Pedro disse...

Havia coisas boas? Como o respeito e a segurança que eram impostas pela PIDE e condicionadas pelo medo? Mas alguém no seu perfeito juizo pode ficar contente por isso?

30/3/07 22:12  
Blogger José Carlos Gomes disse...

O respeitinho é muito lindo. É o mais lindo de tudo... Já cantava o Zè Mário Branco... mas cantava em França, porque teve de fugir de Portugal para não ser preso.

31/3/07 13:23  
Anonymous Anónimo disse...

Se calhar é por causa de visões totalmente fechadas que os Portugueses não avançam!

Se calhar é por causa de opiniões radicais que o país não avança.

Parece-me que não é difícil perceber que muita coisa foi má antes do 25 de Abril, diria que quase tudo foi mau. Mas digo quase, porque não tenho a arrogância de dizer que TUDO era mau. Acredito nas opiniões de pessoas que viveram esse tempo e que têm exactamente essa opinião.

É duma injustiça brutal dizer que os Portugueses que votaram querem a ditadura outra vez!! Só quem não consegue ver mais do que a sua ideiologia política de esquerda é que pode afirmar ou pensar isso!

É por bocas deste género que as pessoas estão cansadas dos políticos e dos treinadores-pseudo-políticos de bancada!!!

Saibemos ter bom senso! O facismo não nos leva a lado nenhum, mas o extremo oposto também não!

Sim, havia respeito e segurança, coisa que hoje não conseguimos ter!!! São os polícias a irem para as prisões e os ladrões e assassinos a ficarm em liberdade (mesmo que condicional), são os mais velhos a serem mal-tratados e ignorados pelos mais novos.

Os políticos, os partidos, os sindicatos governam-se a eles próprios... e todos sabemos disso!

O que me chateia verdadeiramemte é que isto ou endireita ou vamos acabar por ter uma ditadura outra vez, porque algum maluco vai juntar uns quantos insatisfeitos e vão virar isto tudo! Pode não ser para a minha geração, mas se isto não muda... Portugal terá outra ditadura... se calhar ainda mais dura!

Lembro só os mais distraídos que ainda temos algumas ditaduras de esquerda a imperar no nosso planeta azul (Cuba, Venuzuela, Rússia, Coreia do Norte... tudo países de sucesso e honestos... ou não)

Quem quiser perceber... que perceba!


Abraço com os votos de boa páscoa!

6/4/07 18:26  
Blogger McBrain disse...

Viva.

Em relação às sumidades vegetais que dizem que "havia respeito e segurança", gostaria que essas mesmas pessoas verificassem os níveis de criminalidade e segurança noutros países na mesma altura. Sim, sei que possivelmente seriam mais elevados que em Portugal na altura, mas mesmo assim percebe-se a tendência nessa área.

Qualquer ditadura FECHADA tem como consequência menos criminalidade. Mas claro que se três pessoas caminhassem juntas na rua, seria o equivalente a uma manifestação...

Fechem Portugal. Expulsem os imigrantes todos. Comecem a pedir vistos de saída do País. Metam todos os que têm ideias diferentes num Tarrafal qualquer. Ponham 3x mais polícia na Rua. Se for preciso, implementem o recolher obrigatório!

...e verão como a coisa irá piar muito mais fino!

O mais engraçado é estarmos ainda a pagar muito do que o velho Botas fez (note-se o nível de escolaridade na população activa que temos e que 33 anos de democracria pouco alteraram!)

7/4/07 05:59  
Anonymous Anónimo disse...

Penso que não me fiz entender.

Eu não sou nenhum defensor de Salazar nem da ditadura que impôs ao país. O que eu não gosto é de chamar de mentirosos e ignorantes a todos aqueles que viveram no tempo do Salazar e que juram, a pés juntos, que viviam bem melhor. Nem eu, nem provavelmente vocês viveram nesse tempo, portanto não temos grande voto na matéria.
O que eu disse em cima, quando falei nas condições de vida antes do 25 Abril, foi só uma forma de tentar compreender o resultado deste concurso.
O país, ao longo destes (quase) 33 anos de democracia, desligou-se da população eminentemente rural, para passar a dedicar-se ao sector terciário. Ora, todas as pessoas que ainda se dedicam ao sector primário/secundário e cujo grau de escolaridade é baixo, compreende-se perfeitamente que sejam os mais prejudicados com todo este avanço que o país viveu e que, há 33 anos atrás, vivessem com uma qualidade de vida superior, independentemente da censura, da tortura, da fome e de outras coisas que já foram aqui faladas.

O resultado deste concurso da RTP não é mais do que uma crítica social ao país em que vivemos. Um país manchado de corrupção, de interesses, de "tachos" e de má aplicação de recursos.

Mais uma vez, acrescento que este resultado não demonstra, em nada, a minha opinião. Acredito, plenamente, na democracia. O 25 de Abril é das coisas que mais me orgulha no nosso país.
Só foi pena, de facto, que não tenhamos aproveitado, da melhor forma, essa oportunidade que nos foi dada.

Cumprimentos!


Pedro

7/4/07 20:47  
Blogger Nuno Sal disse...

Faço minhas as palavras do Pedro, e penso não ser necessário acrescentar nada mais.

8/4/07 18:33  
Blogger João Pedro disse...

A violência e falta de respeito são sinais dos tempos. Existe mais violência nos tempos que correm, e em todo mundo existia mais respeito e mais segurança. É o progresso infelizmente. Quanto ao que diz o Fausto, a verdade é uma coisa muito estranha. É que eu tomo por verdade aquilo que me contam, e ele como é óbvio, toma por verdade aquilo que ouve. Acontece que, se calhar, por descendermos de estractos sociais diferentes, eu não conheço ninguém que tenha vivido bem no período antes do 25 de Abril. Só conheço familiares que passaram fome, que foram para a guerra, que eram iliterados, etc etc etc...

9/4/07 14:26  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Mas havia respeitinho... E o respeitinho é muito lindo!

10/4/07 00:18  
Anonymous Anónimo disse...

Antes de mais quero lamentar os bocas insultuosas do Sr(a). McBrain, que não conheço de lado nenhum e ao que me lembro não lhe dei à vontade para tais bocas!!! Seja educado, por muito difícil que lhe seja ou então não entre em discussões públicas em BLOGS.

Quanto o João Pedro: eu não sei de que estratos sociais estás a falar, pelos vistos conheces bem de onde vem a minha família (apesar de eu não ter dito que foi a minha família a dizer fosse o que fosse sobre o pré 25 de Abril). Eu não conheço nada da tua parte pelo que não posso comentar com o mesmo à vontade com que o fizeste. No entanto, tal como a ti, contaram-me, e eu ouvi, coisas boas e coisas más. Apenas justifiquei o resultado do programa da RTP com as coisas boas que havia e que agora não há, por muito fumo que queiram lançar à volta disto. Sobre a ditadura, Salazarista ou outra qualquer, eu sou absolutamente contra, sempre o disse e repito. Mas não me peçam para ignorar parte da história, por muito que ela incomode algumas vertentes políticas do nosso país!

Se calhar o Nuno Sal tem razão, mais vale encerrar esta "conversa", porque um dos lados apenas vê parte da história e não sabe respeitar os portugueses que bem ou mal votaram naquele famoso programa!

Cumprimentos,

11/4/07 20:55  
Blogger João Pedro disse...

Eu não vejo só parte da história. O que acontece é que a mim só me contaram coisas más!

Está então terminada!

12/4/07 10:35  
Blogger McBrain disse...

fausto costa, se enfiaste o barrete não era para ti... Mais te digo, quando escrevi o comentário não tinha lido o teu.

Estou simplesmente farto de ouvir isso. Parece-me que era a mesma segunrança e respeito que havia por um pai tirano, do estilo "Porta-te bem, senão... <insira aqui a sua pena preferida: o que prefere? Tortura do sono, unhas arrancadas, Tarrafal...>

Quanto à segurança, falemos de coisas simples como assaltos. Porque quanto ao resto, nunca havia suicídios, nem pedofilia, nem crimes deste género. Nunca! Éramos um país perfeito, ou não houvesse a censura nos jornais a dizer que não havia nada disso!

Respeito e segurança a esse preço.... pois claro, assim é fácil.

12/4/07 12:22  
Blogger McBrain disse...

ops!

Segunrança não existe!

s/segunrança/segurança

12/4/07 12:24  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial