Homosapiêncial

Nós somos o que pensamos. Muito mais do que imaginamos. Muito mais do que supomos. Mais ainda do que sentimos...

2007/02/02

Para pensar...

Ontem o convidado da Grande Entrevista foi o físico e biólogo Alexandre Quintanilha, director do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar, do Porto. Trata-se de um dos maiores nomes da Ciência em Portugal, é defensor do Sim no referendo e está ligado ao movimento Médicos pela Escolha.

No decorrer dessa entrevista, afirmou várias vezes e sem qualquer dúvida que, após a fecundação, as primeiras células daí resultantes são vida, são um ser humano em formação.

Se não considerarmos essas primeiras células como sendo vida, então não podemos dizer que os primeiros seres unicelulares representam o princípio da vida na Terra.

Se aquela vida gerada após a fecundação, resulta das células de dois seres humanos, contém o código genético do ser humano e, caso o processo não seja interrompido, o resultado dessas células será um ser humano, então penso ser razoável dizer que estamos perante um ser humano em formação.

Muito se tem dito, tentando confundir que a generalidade dos defensores do Não tem essa posição devido à sua religião. No meu caso e desde sempre, tive esta posição por entender que um feto é um ser humano, vivo e em formação.

Posto isto, temos de ter consciência que em referendo estará saber se um ser humano (mulher) deve ser julgado por interromper o processo evolutivo de um outro ser humano (feto).

Somos também convidados a decidir se a despenalização será a melhor solução para este problema?

Penso que quando um filho não é desejado ou não se tem condições para o criar, a maneira correcta de resolver o problema é prevenir e evitar que esse filho seja gerado.

Para tal, penso que a aposta firme na formação e informação sexual, através de aulas de educação sexual e consultas de planeamento familiar é a melhor solução.

É formando e informando que verdadeiramente ajudamos as mulheres a não terem de passar pelo drama do aborto e evitamos que um filho indesejado seja gerado.

Claro que tudo isso é falível. acho que a nossa sociedade se deveria empenhar em pensar no que fazer, nos casos em que essas politicas falhem.

Algumas propostas:

A mulher devia primeiramente ser ajudada, com apoio psicológico e consultas que lhe mostrassem todas as possibilidades que tem, para assim tomar uma decisão em consciência.

Caso decidisse mesmo avançar para um aborto, acho que deveria ter acesso a cuidados de saúde para o realizar. Na verdade, o aborto é um problema que existe e também não é solução fechar os olhos ao drama e sofrimento da mulher.

Ao optar por um aborto nestas circunstâncias, a mulher saberia que teria de responder por tal acto. Mas dar essa resposta não deveria significar imediatamente pena de prisão.

Não pudemos julgar todas as mulheres que praticaram um aborto da mesma forma. As circunstâncias e motivações variam de caso para caso.

A pena de prisão não deveria ser a única pena prevista na lei, porque cada caso é um caso. Uma mulher que tenha tido uma vez um descuido, ou tenha visto o método contraceptivo falhar, poderia por exemplo ser reencaminhada para sessões de formação sexual, para de futuro puder tentar evitar de forma mais correcta, que uma gravidez indesejada voltasse a acontecer.

Outra pena a aplicar poderia passar por trabalho comunitário.

Agora também acho que uma mulher que recorresse constantemente ao aborto, deveria ser criminalizada. Não podemos esquecer que no outro prato da balança da justiça está um ser humano em formação, que deve ver os seus direitos defendidos, principalmente o direito à vida, o maior de todos os direitos humanos.

Penso que assim se atacaria muito melhor este problema, ajudando a mãe e evitando que o processo evolutivo de um ser humano fosse interrompido, preservando assim os direitos humanos que todos merecemos ter.

A 11 de Fevereiro vamos decidir se um ser humano (mulher) deve ser julgado por interromper o processo evolutivo de um outro ser humano (feto).

Temos de decidir de uma vez por todas se esta é a solução para este flagelo da nossa sociedade, ou se devemos unir esforços para exigir que outras soluções apontadas passem à prática.

22 Comentários:

Blogger João Pedro disse...

E as aulas de educação sexual que se deveriam dar seriam as orientadas para a castidade como o Cardeal disse ou aquilo era só uma piada de Carnaval. É que ou falamos de coisas sérias ou estamos caladinhos. E eu que tenho os cuidados todos mas que os métodos corram mal e falhem e haja uma gravidez indesejada (porque a pilula do dia seguinte também não é aceite) e faça deseje fazer um aborto vou ter de ter trabalho comunitário? Ou mais formações apesar de ter usado os métodos correctamente? Ou pego e como posso vou antes a Espanha? É que parece que do lado de lá já não é pecado!

Será justo uma miuda de 15 anos ou menos, levar a cabo uma gravidez indesejada tendo em conta as possibilidades que ela terá para criar o filho? Ou é melhor por o miudo num lar de adopção para ele ser "bem" tratado?

Ninguém põe em causa se às 10 semanas é ser humano ou não. Isso é uma falsa questão. O que importa é condições para o filho, para a mãe e para a familia, isto na minha opinião.

Agora andar a enviar cartas para putos do infantário ou a dizer que não pagam abortos e mais não sei o que... acho que a seriedade do tema fica um bocado abalada com esses argumentos.

2/2/07 18:31  
Blogger Nuno Sal disse...

João, infelizmente não te posso responder nem por Cardeais nem por nenhum infantário.

Respondo e falo por mim apenas e só. Agradeço que discutas apenas aquilo que eu disse, porque e como deves entender nada tenho a ver com declarações de outras pessoas ou instituições.

Justo, correcto e preferível é uma miuda de 15 anos não engravidar. É também aí que devemos apostar. Na educação sexual.

Se não tem idade para ser mãe, não deve ter também idade para fazer um filho, digo eu.

Mas como essas coisas acontecem, deve ser acompanhada, para tomar a melhor decisão.

Se decidir abortar deve seguir, na minha opinião, o percurso que já descrevi. Assim se formava uma consciência responsável e se evitavam problemas futuros. Agora não defendo que devesse ir para a prisão.

Quanto a ninguém por em causa se às 10 semanas é ser humano ou não, isso por si só, representa um avanço tremendo de tua parte em relação à posição no anterior referendo.

Se é um ser humano, deve ser protegido. Não pode ser considerado meramente um estorvo do qual se pode facilmente descartar.

Despenalizar o aborto é meramente uma soluçãozinha... que não resolve nenhum dos problemas de fundo.

2/2/07 20:37  
Blogger João Pedro disse...

"Se não tem idade para ser mãe, não deve ter também idade para fazer um filho, digo eu..."

Mas quanto a mim dizes mal. Se engravidou aos 12 anos é porque Deus Nosso Senhor achava que já estaria preparada para ter um filho por isso já pode foder.

Em segundo lugar... nunca respondes em nome de quem na igreja faz merda... mas tão sempre a fazer merda e tu sempre a defender. Ora foda-se!

"Quanto a ninguém por em causa se às 10 semanas é ser humano ou não, isso por si só, representa um avanço tremendo de tua parte em relação à posição no anterior referendo." Não representa avanço nenhum. Sempre pensei assim. Não sou egoista. Cada um deve fazer com o seu corpo aquilo que quiser. Quem sou eu para obrigar ou desautorizar opções sobre o próprio corpo.

Ao menos podiam usar o verdadeiro argumento que vos une. Deus é que manda nas vidas e nenhum ser humano pode ir contra isso... e o resto é paisagem!

3/2/07 00:09  
Blogger José Carlos Gomes disse...

O que é porreiro é que falam sobre o embrião como se de uma pessoa se tratasse e como se fosse uma pessoa com vontade própria. Partem do princípio que o embrião pensa e sabe o que quer. E que quer nascer! Eu se fosse embrião e se pensasse, se soubesse que não era desejado queria ser abortado. Sobretudo até às 10 semanas, porque nesse período era garantido que nem dor sentia.

3/2/07 00:12  
Blogger Nuno Sal disse...

Há comentários que nem merecem comentário. Infelizmente estamos perante dois desses casos...

João, recomendo-te porem que fales com uma enfermeira que conheças. Pode ser que te indique uns comprimidos bons para a memória.

3/2/07 06:40  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Para quem andava preocupado com alegadas fugas ao debate, há quem fuja ultimamente com uma destreza...

3/2/07 15:02  
Blogger Nuno Sal disse...

Mas qual debate José?

Fico contente por ver as vossas atitudes. Revelam que já não têm mais argumentos capazes e limitam-se a mandar umas larachas para o ar.

Meia duzia de frases feitas que ouviram ser proferidas por um qualquer intelectual de esquerda e às quais acharam piada.

Não sou só eu que o digo. A ridicula e cómica situação dos mails, acabou por ter um desfecho curioso. Diria até que vos saiu o tiro pela culatra. Tenho ouvido comentários aos vossos comentários e atitudes, e friso, não só de pessoas que apoiam o Não como também de apoiantes do Sim que são, para não dizer mais, desprestigiantes para qualquer pessoa.

A atitude fica com quem as toma.

Se queres debater o sexo dos anjos, posso-te dar o contacto de um padre.

Agora quanto a quereres debater séria e educadamente os assuntos tratados em cada texto, tenho sérias duvidas. Já tentaste e correu mal. Daí a tua nova táctica: a das cortinas de fumo.

Em português de Portugal, estou-me a cagar para o comentário que vais fazer a este comentário.

Não terás qualquer resposta de minha parte, porque isso seria entrar no teu jogo.

Agora se mandares argumentos sérios, com pés e cabeça, relativos ao texto que postei no blog, cá estarei como sempre para te responder.

4/2/07 03:07  
Anonymous Anónimo disse...

Oh Nuno, Nuno...
Esse teu email foi a situação mais infeliz que já tiveste... deixaste-me à beira de um ataque de nervos... fiquei mesmo revoltada!!! Furiosa!! Se te apanhasse a jeito na altura insultava-te para não te bater!! Lol!!
E porquê?
Apesar de eu já ter decidido que não daria nem mais uma palavra sobre a questão do referendo, houve contudo uma resposta de uma pessoa cujo nome não recordo e também não interessa, que apontava uma razão que a levava a votar SIM e que a mim apenas me leva a votar NÃO.

Ora, com isto eu estava disposta a dizer mais qualquer coisa... apetecia-me falar, argumentar apenas, questionar... porque apesar de eu ter a minha opinião, também tenho o espírito suficientemente aberto para gostar de ouvir as opiniões contrárias e das explicações dos porquês e tal... e se me mostrarem que estou errada eu até mudo a minha.
Ao contrário de muitos eu acho que as pessoas que defendem o NÃO, também o defendem por convicção. Não acho que haja maldade em nenhuma das partes... uns acham que o SIM será melhor, outras o NÃO.

Assim sendo, que fique claro que eu gosto de ouvir os outros e as suas razões... mas sem gritarias!!

E tu, tiraste-me isso!! Quando me preparava para enviar o email, reparei que tinha mais emails na caixa de correio que por acaso resolvi abrir a ver se alguém deitava por terra a opinião que eu me preparava para enviar. Mas não, o que era? Eras tu, a chamar mal-educadas às pessoas que responderam para a lista!! A lista que tu mesmo enviaste!!

Olha-me que grande caralho!!
Mas isto é alguma ditadura?
Tu mandas um email, para a malta pensar... a malta pensa, opina e tem a meu ver todo o direito de devolver os seus pensamentos para a lista, que argumenta ou apaga, como bem entender...
Por exemplo, eu estou nessa lista e não pedi para estar. Não pedi, nem dei o meu contacto a ninguém para me enviarem um email desses com o meu contacto visível para montes de pessoas que desconheço...
Mas como sei que era apenas para pensar, nem me importei, e até achei que podia vir a aprender alguma coisa com isso e também calculei logo que ninguém que não conheço iria adicionar o meu contacto para futuros emails... estavam simplesmente a opinar para a lista que tu enviaste...
E quando eu me disponho a argumentar recebo um email a chamarem-me mal-educada (porque eu também ía escrever).
Resolvi insultar-te e não enviar nada, e não há cá mais pensamentos para ninguém. Cada um por si!

Fica aqui a minha indignação. Tenho dito!

4/2/07 13:04  
Blogger João Pedro disse...

"Meia duzia de frases feitas que ouviram ser proferidas por um qualquer intelectual de esquerda." E não achas que nõs pensamos o mesmo em relação às vossas? Só as vossas não são é proferidas por intelectuais :)

"Diria até que vos saiu o tiro pela culatra. Tenho ouvido comentários aos vossos comentários e atitudes, desprestigiantes para qualquer pessoa." E que tipo de comentários é que achas que têm tido em relação aos vossos? Dah...

4/2/07 15:08  
Anonymous Anónimo disse...

Nuno

Um texto não original...

"Há algum tempo atrás, um padre bem intencionado destruiu, por acidente, na torre da sua igreja um ninho de cegonha. Levado a tribunal, foi-lhe dito que tinha cometido um crime e aplicada a respectiva pena.
Paradoxalmente, assistimos à frenética e atabalhoada tentativa de liberalizar o aborto. Mudam-se os nomes (interrupção voluntária da gravidez), interpreta-se a Constituição como convém, estão já as clínicas privadas a preparar-se para o negócio (será que haverá médicos que de manhã são objectores de consciência nos hospitais públicos e à tarde praticam o aborto nas suas clínicas privadas?) …, mudam-se os prazos apressadamente.
Não é só autorizar a mulher, até às dez semanas de gravidez, a livremente eliminar o feto, mas o Estado compromete-se a assegurar os meios para matar um inocente… sem crime, sem problemas de consciência, sem despesas!"

Podem ler todo o texto em
http://www.carloscunha.net/psicologia/Esquizofrenia.doc

JB

4/2/07 15:14  
Blogger Nuno Sal disse...

Raquel, em primeiro lugar desculpa se de alguma forma te irritei. Escusado será dizer que não tinha intenção alguma de o fazer.

Penso no entanto que não estás a avaliar bem a situação.

O mail que enviei, foi para pessoas que conheço, salvo uma ou duas excepções. Se quiseres depois explico-te que excepções eram essas e porque enviei o mail para essas pessoas na mesma.

A questão é que eu conheço todas aquelas pessoas. Para além de as conhecer a todas, considero que quase todas elas são minhas amigas, são pessoas com as quais tenho uma relação de amizade.

Tal como tu sentias vontade de falar, de expor as tuas ideias, também eu senti essa necessidade e por isso enviei o mail com o primeiro texto. Relembro, aquelas pessoas são minhas conhecidas.

São até, na sua maioria, pessoas para as quais envio regularmente mails e pensei em mandar-lhes também este.

A diferença em relação às respostas, é que quem respondeu não conhece a maioria das pessoas para as quais estava a responder.

Dizes que estás nessa lista e não pediste para estar. Que não deste o teu contacto a ninguém para te enviarem e-mails.

Esse é precisamente o ponto em questão.

Não pediste para estar, mas estás na MINHA lista de contactos porque te conheço e recebeste o mail porque se já trocamos mails com coisas para rir, achei qe também podias receber um mail meu com pensamentos.

Agora imagina uma pessoa que não conhece nenhum dos "respondões", recebe um mail meu com um texto e depois começa a receber uma chuva de comentários de pessoas que não conhece de lado nenhum. Como é que achas que essas pessoas se vão sentir?

Achas que vão gostar de ver a sua caixa de mail cheia, com comentários de pessoas que não conhecem de lado nenhum?

Imaginas-te nessa situação?

Achas isso correcto?

Eu acho que isso é extremamente desagradável e considero também uma falta de educação.

Isto não é uma ditadura. Acho apenas que se trata de uma questão de bom senso. Pelos vistos nem todos o têm.

O que disse e repito é que se as pessoas queriam e tinham o unico interesse de questionar, ou de debater, ou de fazer valer alguns argumentos, o podiam fazer. Mas para isso não precisavam de responder para todos. Podiam responder à pessoa que queriam interpelar. Para debater ideias, não era preciso montar um espectáculo para todos assitirem.

Fui acusado por um dos "respondões" que com o mail que enviei estava a fazer campanha pelo Não. Penso que só se faz campanha junto de pessoas que julgamos ser possivel convencer de alguma coisa. Acho incrivel que esse e outros "respondões" pensem que o objectivo era esse, porque se assim fosse, certamente não enviaria o mail para dois irredutiveis do Sim e para outros defensores do mesmo sentido de voto.

O que eu acho é que o objectivo desses "respondões" foi a campanha pelo Sim. O problema é que a fizeram por mail, para pessoas que certamente não têm interesse algum de receber mails de totais desconhecidos.

Mesmo que eu estivesse a fazer campanha pelo Não, estava a "chatear" pessoas que conheço, com as quais sinto ter alguma intimidade para o fazer. Neste caso, os "respondões" não conheciam a maior parte dos contactos de lado algum.

Eu vejo diferenças nestas duas situações. Agora se não consegues ver essas diferenças, não posso fazer nada. Mas na minha opinião, não tinham o direito de responder a toda a gente. Se discordavam de alguma coisa, mandavam-me um mail. Recebi muitos de pessoas a agradecer ou a questionar, enviados APENAS e SÓ para mim. Penso ser essa a atitude correcta.

Ninguém diz que não se possa debater ideias. Pelo contrário defendo a 100% isso. O que acho é que existem espaços próprios para o fazer e enviar mails a desconhecidos não é um desses espaços.

Termino dizendo-te que tenho pena que te tenhas retirado do debate, porque gosto de ler as tuas opiniões. Não as considero tão extremistas como algumas que leio. Mas se é essa a tua decisão, nada posso fazer.

Desculpa se ficaste indignada, mas o mail que mandei a pedir para pararem com as respostas, tinha como unico objectivo evitar a indignação de amigos meus que começaram a receber mails, alguns apresentando uma escrita ofensiva, em relação a crenças e opiniões, mails esses de pessoas que não conhecem de lado algum.

4/2/07 16:15  
Blogger Nuno Sal disse...

JB, apesar de não concordar que se fale de liberalização do aborto, entendo que o resto de texto reflete a sociedade dos falsos valores que alguns querem tentar impor.

Infelizmente, os "intelectuais" de esquerda têm todo o interesse em lançar estes assuntos chamados fracturantes. Faz parte do seu processo revolucionário, nem que para isso se sirvam do sofrimento de seres humanos.

Apresentam-se como os grandes defensores das mulheres, apresentam a direita como o papão que quer mandar as inocentes das mulheres para a prisão.

Mas que grandes defensores estes que apenas falam em despenalizar, como se isso resolvesse alguma coisa. Debater ou lutar pelas verdadeiras soluções para este problema...nada.

As mulheres são a arma de arremesso desses "intelectuais", defensores do ambiente e dos animais, mas que demonstram total desrespeito por um ser humano em formação.

Nojo é o que sinto ao ver esses "intelectuais" na televisão.

4/2/07 16:26  
Blogger Nuno Sal disse...

Ainda sobre o mail e as respostas da discórdia, uma questão:

Um grupo de joves de Espinho, está a levar a cabo uma campanha de envio de sms's para o maior numero de telemoveis possivel, a apelar ao voto no Não. Para isso pedem que lhes seja enviado o maior numero de contactos para onde possam enviar sms's a esclarecer algumas questões.

O que acham que eu devo fazer? Acham que devo dar os contactos de alguns amigos meus?

Deve ser porreiro passar o dia a receber sms's de desconhecidos a apelar ao voto no Não!!!

E não deve ter mal nenhum. Afinal estamos num Estado Democrático e não deve haver problema algum em fazer isso.

Manda o bom senso que não o faça.

Por isso não darei nenhum contacto a esse grupo.

4/2/07 16:45  
Anonymous Anónimo disse...

Ainda sobre questões fracturantes...

Na verdade estas questões tem tendência a aparecer porque o BE gosta dessas fracturas da sociedade e porque o PCP e o PS tem medo de perder franjas do seu eleitorado... É pura demagogia dizerem que estão preocupados com o papel da mulher!!!

Ainda um outro pensamento... É vergonhoso ver partidos pequenos virem sacar dinheiro à custa do referendo...

Até sobre as mesas de voto se poderia falar... ou do "day after"...

4/2/07 21:10  
Blogger Nuno Sal disse...

Quanto às mesas de voto estou à vontade para falar porque já faço esse serviço desde o tempo em que não se recebia nada, e por vezes tinham de juntar duas mesas de voto numa só por falta de pessoal.

Estou completamente de acordo em relação ao valor que pagam ser exagerado. Acho que não se justifica gastar tantos milhares de euros para pagar esse serviço.

Quanto ao day after, acho que se justifica. Dependendo da função que se ocupa e da mesa onde se está, aquilo pode ser desgastante.

E não te esqueças que quem para lá vai, perde aquele que por vezes é o unico dia de descanso durante a semana.

5/2/07 02:56  
Anonymous Anónimo disse...

http://www.youtube.com/watch?v=CkYkuZaq6Jw

5/2/07 17:12  
Anonymous Anónimo disse...

Nuno,

Falta de educação e bom senso!!!
Olha que tens cometido muitas falhas nesse sentido. Até diria que às vezes pareces um verdadeiro Ruca.

Márcia

5/2/07 19:32  
Blogger Nuno Sal disse...

Marcia,

Mostra-me onde fui mal educado e tive falta de bom senso e então poderei entender o que queres dizer. De preferência transcrevendo esses excertos de prosa rude, mal educada, brejeira, e a tresandar de falta de senso.

Até lá, fico sem entender esse teu comentário, mas certamente que me farás ver onde errei.

6/2/07 02:21  
Anonymous Anónimo disse...

Ainda sobre os Mails... e respostas!

Não te admito que me chames mal educado. No meu entender ninguém foi mal educado com ninguém. Mais, se não querias que as pessoas pensassem e/ou reagissem à tua provocação que enviaste para um grupo de pessoas, não deverias deixar que aparecessem os endereços de mail das pessoas. Também nós podemos argumentar que não tiveste bom senso ao colocar os nossos endereços para outros (nossos desconhecidos) o verem. Portanto, quem começou por errar foste tu e como deves ter levado no capacete, logo vieste dar uma de bonzinho... :) Deixa-te de merdisses e vota NÃO :)

Abraço

9/2/07 20:59  
Blogger Nuno Sal disse...

Marcia, após todos estes dias, continuo à espera que digas aí onde é que eu fui mal educado e tive falta de bom senso.

Continuo a aguardar.

Fausto, nem me dou ao trabalho de comentar.

10/2/07 03:20  
Blogger Nuno Sal disse...

Bem... parece que vou morrer sem saber :p

16/2/07 01:56  
Blogger McBrain disse...

Nuno, tens que lhe telefonar ou enviar um email para saberes.. ela não deve ver a posta 2 vezes...

E depois há outros como eu que vêm ler as postas com meses de atraso... :-S

25/2/07 10:22  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial