Homosapiêncial

Nós somos o que pensamos. Muito mais do que imaginamos. Muito mais do que supomos. Mais ainda do que sentimos...

2008/09/14

Dia 7 - Raposeira a Fátima - 23 Km

Como a nossa peregrinação terminou com um retiro de fim de semana, de um grupo de jovens do qual somos animadores, só hoje pude escrever o que se passou no último dia desta nossa caminhada.

Tal como viram no título, pelas minhas contas, no dia anterior tínhamos ficado a cerca de 23 Km de Fátima. Por isso, no último dia andamos mais calmos, principalmente porque sentíamos que já nada nos conseguiria impedir de alcançar o nosso destino.

Sinceramente o mais difícil neste dia, foi mesmo ter de esperar cerca de três horas após o almoço, para continuar caminho. Sentiamo-nos tão perto, que quase doía não puder continuar logo a caminhar.

De facto, acho que nem duas horas esperamos e fizemo-nos logo à estrada. A meio do caminho encontramos uma placa a dizer "Fátima (peões)" e decidimos seguir por aí. Mais à frente informei-me com o dono de um café, se valia a pena aquele atalho. Ele disse-me que poupava cerca de dois quilómetros, mas que era sempre a subir.

Olhando para trás, não sei se valeu a pena seguir este caminho, que nos levou a passar por Santa Catarina da Serra porque, apesar de mais curto, foi bem mais complicado trepar aquela subida toda.

No entanto e quando passávamos por cima da A1, eis que surgiu no horizonte a torre do Santuário. Foi muito bom ver que finalmente e após sete dias de caminhada, Fátima era mesmo já ali!!!

Nos dias anteriores, tinha de parar várias vezes para tirar pedras do calçado. Neste dia, nem com pedregulhos do tamanho dos menires do Obelix eu parava. :) Foi sempre a andar...

Os últimos três quilómetros foram passados quase a correr. De tal forma que passado um pouco já tínhamos chegado a Fátima e daí ao Santuário, foi um tirinho.

Após tudo o que passamos, chegar aquele lugar onde se sente a presença de Deus, de uma forma tão intensa, trouxe-nos uma grande emoção. Sabem aquele aperto que se sente na garganta quando nos emocionamos muito?

Depois desse momento, foi parar e sentir uma paz de espírito enorme, um lavar da alma enquanto oravamos e olhávamos para a imagem de Maria.

Foi muito bom experimentar tudo o que se passou nestes dias. Acho que só mesmo quem já passou pelo mesmo é que pode saber do que estou a falar.

Nesse dia à noite, participamos nas celebrações. Pelos vistos nesta altura do ano não é habitual o Santuário encher, mas apesar disso ainda lá estavam uma largas dezenas de milhar de peregrinos.

Uma imagem que ficará para sempre gravada nas nossas memórias, é a da Procissão das Velas. Ao longe parece que um rio de estrelas caiu à Terra só para seguir a imagem da Nossa Senhora. Impressionante.

A noite foi passada numa casa de acolhimento das Carmelitas, perto do Santuário e com condições muito boas.

No dia seguinte, dia 13, aproveitamos para visitar a basílica nova e participamos na procissão do adeus. Honestamente, acho que esta celebração se torna um pouco "massuda", com cânticos enormes ou partes em latim, entre outras coisas que a tornam excessivamente longa.

Foi para mim muito mais sentido participar no terço do dia anterior. E tenho a dizer-vos que o terço em Fátima tem outro sabor. Não sei explicar porquê, mas tem.

E assim terminou esta nossa peregrinação a pé, esta semana de caminhada ao encontro da mensagem de Maria.

Foram sete dias que não vamos certamente esquecer nunca.

Engraçado foi fazer a viagem de regresso e ir vendo pelo vidro do carro, passar as placas que iam indicando tantas e tantas localidades por onde passamos dias antes, mas em sentido contrário e a pé.

É melhor não dizer quanto tempo demorei no regresso, porque não dá muito jeito ficar sem carta, mas chega a ser impressionante demorar tão pouco de carro, para fazer uma viagem que nos demorou quase uma semana a fazer.

Quero agradecer a todos os que por aqui foram passando, porque acreditem que também nos deram força para continuar. Não posso dizer que tenha sido um esforço enorme, mas houve algumas alturas em que o cansaço era grande e saber através deste espaço ou de mensagens e telefonemas que havia tanta gente a dar força, claramente ajudou a ultrapassar tudo.

A todos o nosso obrigado pelo apoio e amizade demonstrados. Acreditem que também estiveram connosco, em pensamento e oração, ao longo destes dias.

Falando agora de coisas menos sérias, no campeonato da bolha e tal como já se previa, não houve mais novidades. Ganhei com um claro 3-2 em bolhas e por isso fico agora a esperar que me seja paga a francesinha que tanto mereço.

Quero agradecer a todos os que acreditaram em mim, desde sempre e dar uma palavra de reconhecimento à minha oponente, porque até deu alguma luta e afinal acabei por ganhar apenas pela margem mínima.

Mas também aqui é assim... por uma bolha se ganha, por uma bolha se perde.

Ao meu pai, um obrigado pela disponibilidade.

À Dona Dina, mais uma vez obrigado principalmente pelo exemplo de espírito de ajuda e deixo-lhe também a certeza de que a sua Avé-Maria foi rezada.

Quando tiver algum tempo, publico aqui algumas fotos destes dias.

Então e pela última vez em relação a esta peregrinação, até já. ;)

6 Comentários:

Anonymous Anónimo disse...

PARABÉNS AMIGOS!!!

É com muito orgulho que vos dou os Parabéns por esta vossa Peregrinação até aos pés da Mãe de Jesus.
Estou ansioso por vos dar um abraço, porque vocês foram um exemplo.
Na parte que me toca, obrigado pelas vossas orações...
Até já...

15/9/08 15:49  
Anonymous Anónimo disse...

É bom ter-vos de volta:)

15/9/08 18:16  
Blogger José Carlos Gomes disse...

Isso do excesso de velocidade deve ser pecado, pá...

E quanto a francesinhas e apostas, devias era ter vergonha. Paga o que me deves, caloteiro! :)

16/9/08 13:24  
Blogger Nuno Sal disse...

Não sei do que estás a falar, Zé...

Sinceramente não sei mesmo! :p

16/9/08 20:14  
Blogger silvino disse...

..aquele chegar a fátima e sentir q apesar da emoção da meta, o caminho é sempre mais precioso pois vale por si mesmo :)

16/9/08 22:51  
Blogger Márcia Moutinho disse...

chegaram e o que interessa...de boa saúde...nao é....agora olham para tras e vêem que nao é nada....valeu o esforço....eu vi o nuno e ele parecia bem...portanto....grande feito que fizeram....uma salva de palmas....bjinhos para todos....ate dia 27 bj

21/9/08 14:02  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial